segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Google: Uma Festa VIP?



Quem nunca ficou atrás de um convite do Google para qualquer um de seus serviços, que atire a primeira pedra.
Gmail, Orkut, Google Voice, Google Wave e agora o Novo Orkut. Parece que o Google adora brincar de festa VIP, mexendo com a curiosidade das pessoas. Do brasileiro então, nem se fala.
Estes ultimos dias estava atrás de convites do Google Wave e do tal Novo Orkut, e após conseguir convite de ambos, venho aqui escrever o que achei.
Primeiro, essa conversa de convite é só pra deixar as pessoas curiosas e loucas atrás de algo que talvez nem realmente queiram. Em outras palavras, nada mais que puro Marketing.
Porém, atrás desse Marketing existe uma realidade nua e crua a ser vista.
O Google Wave por exemplo, é algo incrivelmente inovador, com recursos futuristas que só vemos em filmes de Hollyhood, mas.... é só isso. Não vejo ainda uma real utilidade para pessoas comuns. Ninguem vai trocar seu msn, ou seu e-mail por ele. O serviço ainda é confuso, trabalhoso, e exige uma boa dose de vontade para mexer com ele. Sei que muitos programadores e gente ligada à tecnologia vai achar ele incrivel. Mas mesmo eles, não vejo ninguem usando pra valer, mesmo quem tem convite pra ele.
Mas o Wave ainda está na versão Preview, nem mesmo Beta é. Já o Orkut, como um amigo meu comentou certa vez, nunca deixou de ser Beta.
E esse alarde todo em cima do orkut tem uma boa explicação. Não é porque o Orkut se tornou uma nova rede social cheia de novidades, porque na verdade, mudou o layout (mas nem de todas as telas ainda), e seus status agora funciona mal e porcamente como um Twitter. Mas é só isso. Esse, por enquanto, é o "Novo Orkut". Na real, ficou até mais chato de mexer.
Mas o real motivo disso tudo tem um nome, cada vez mais conhecido por aqui: Facebook. O Facebook nada mais é do que o Orkut que deu certo. Além de ter integração e funcionalidades que o orkut não tem, é cada vez mais famoso no exterior e aqui no Brasil. Seu crescimento já preocupa o Google, e com medo de perder a hegemonia de sua rede social onde ela mais emplacou (Brasil e India), começou essa campanha viral de marketing. Pena que para algo mal acabado.
E dizer que já vi gente oferecendo até sexo por um convite. É uma pena.

2 comentários:

  1. Gostei muito do Google Wave também. Ele tenderá a propiciar algo de que curto muito: a possibilidade de se realizar atividades de forma coletiva e em tempo real. Traduções de legendas, confecção e revisão de artigos, catálogos... só pra citar alguns exemplos. Embora todas essas atividades já sejam possíveis via google docs e o spread sheets, a praticidade e alcance do Google Wave têm tudo para colocá-lo um nível acima.

    ResponderExcluir
  2. vc só conseguiu me deixar mais curioso pra mudar o orkut e angariar um convite seu, spielvan...




    fuu

    ResponderExcluir